17.5.12

Favas de baunilha

 Logo no começo do blog (lá na terceira receita, da Gostosura D´Itália), eu decidi escrever um post com algumas dicas sobre favas de baunilha. Acabei me enrolando um pouco, mas quatro meses depois venho finalmente compartilhar algumas coisas interessantes que aprendi e que percebo que há muita gente que não sabe.
Pensei em começar o post falando sobre o que é a baunilha, de onde vem, como é processada (da planta ao produto que consumimos) e todo esse papo técnico, mas para isso há o Google e a Wikipedia. Vamos direto à parte importante:

Como usar a baunilha em favas:
Há diferentes usos para as favinhas de baunilha: pode-se cortá-la no sentido do comprimento e extrair as 'sementinhas', que podem ser usadas no lugar da essência de baunilha. Em receitas onde ferve-se leite, a fava pode ser acrescentada à bebida (inteira, ou aberta), e retirada ao final do preparo. Se for utilizá-la inteira, o sabor de baunilha ficará bem mais suave, porém a fava poderá ser lavada e reutilizada. E pode-se também fazer seu próprio extrato de baunilha ou açúcar baunilhado, que são formas boas de fazer render sua favinha, já que ela geralmente tem um preço alto (mas leia o post até o final para descobrir uma forma de pagar barato na sua baunilha).
Fava "aberta" (cortada no sentido do comprimento e conteúdo raspado com a faca)
A melhor parte de fazer o açúcar e o extrato, é que você pode utilizar uma fava que já usou em outra receita, aproveitando assim o máximo que puder de suas favas de baunilha.
Para fazer o açúcar, basta acrescentar a fava (cortada ao meio) em um pote de açúcar, fechá-lo bem, guardá-lo e esperar. É isso mesmo, em poucas semanas o açúcar será "contaminado" pelo aroma da baunilha, proporcionando assim um açúcar baunilhado de excelente qualidade. Essa fava pode ser uma que você já usou as 'sementinhas' em outra receita. Quanto mais favas no açúcar, mais intenso será o aroma e sabor da baunilha.
Para o extrato, a ideia é a mesma, mas as favas serão acrescentadas à vodka. O segredo aqui é utilizar uma vodka de qualidade (de preferência tridestilada), e guardar a mistura em um local seco e escuro, agitando o recipiente ocasionalmente (uma vez por semana já tá legal). Em 2 meses você poderá usar esse extrato no lugar da essência artificial, e perceberá uma diferença descomunal!
Nosso extrato de baunilha
Mesmo depois disso tudo, é provável que muitos ainda estejam receosos em comprar sua fava de baunilha. É bem compreensível, já que uma mísera favinha costuma custar em torno de 16 a 20 reais no supermercado.
Passei pelo mesmo dilema quando pensei em experimentar a fava de baunilha pela primeira vez, há pouco mais de um ano. Mas acabei encontrando uma solução muito econômica e interessante: o Mercado Livre!
Isso mesmo, se procurar por "fava de baunilha" no Mercado Livre, você encontra vários vendedores oferecendo o produto a diversos preços. Não vou dar o nome do vendedor de quem compramos nossas favas por dois motivos: não quero fazer propaganda de graça pra ele, e não ficamos satisfeitos com o atendimento depois da venda (ou com a falta do atendimento, na verdade). Então aconselho que vocês façam uma boa pesquisa, ponderem bem os argumentos dos vendedores, analisem as reputações dos vendedores no próprio site, escolham e comprem. Mas comprem baseados em suas próprias convicções, pois eu detestaria ser responsável por alguém comprar um produto e acabar se decepcionando.
O que posso dizer de minha experiência é que compramos as favas por um preço muito barato (um dos menores do Mercado Livre), e não nos arrependemos. Mais tarde viemos a adquirir uma dessas favas caras que vendem no supermercado, afim de compararmos com as que compramos no Mercado Livre. A diferença principal que notamos foi na quantidade de baunilha que vinha dentro da favinha. Dava quase o dobro! Mas com a diferença de preço, ainda sai muito mais barato usarmos 2 favas das mais baratas em uma receita, então seguimos satisfeitos com a compra!
Quem quiser compartilhar suas experiências com favas de baunilha, fique à vontade para usar o espaço de comentários aqui do blog. E o mesmo espaço também está aberto para quem tiver dúvidas, que teremos prazer em respondê-las!

2 comentários:

  1. Anônimo22.9.13

    Obrigada pela dica de como usar a fava de baunilha, eu tinha muita curiosidade de conhecer o produto e após comprá-lo em um supermercado não fazia idéia como usar. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma duvida. Comprei essa "baunilha" mas achei ela maior da que vi no google e veio umida. É assim mesmo?

    ResponderExcluir