30.11.12

Docinhos de Natal

O mês de novembro chegou ao fim, e o Natal se aproxima. E quando se fala em Natal, logo vêm à cabeça canções natalinas, pinheiros decorados, a figura do papai noel e, é claro, docinhos de natal!
Então, antes que seja tarde, as festas passem e o novo ano chegue, vou compartilhar com vocês essa receita que aprendi com minha mãe.
A receita estava anotada em meu caderno, mas desde o dia em que aprendi a fazer os docinhos, nunca tentei botá-la em prática. É o meu segundo natal desde que saí da casa de minha mãe, e no ano passado eu e a Bia compramos os docinhos prontos. Pois este ano decidimos que iríamos fazê-los nós mesmos.
Quando minha mãe faz docinhos de Natal, ela não faz apenas o suficiente para ter em casa. Ela faz uma quantidade bastante grande, para compartilhar os biscoitos com boa parte da família. Como não tínhamos a intenção de fazer docinhos para um batalhão, fizemos apenas um quarto da receita original, e é nestas proporções que compartilho com vocês (o glacê é receita da avó da Bia):

Para fazer o biscoito:
Ingredientes:
125g de margarina
250g de açúcar
2 ovos inteiros + 1 gema
1/2 colher de sopa de salamoníaco
500 a 800g de farinha de trigo
cravo e canela (em pó) a gosto
Modo de preparo:
Bata a margarina, os ovos e o açúcar até que todos os ingredientes se incorporem (eles se misturam facilmente, então não é necessário o uso da batedeira: o fouet já cumpre bem a missão). Acrescente o salamoníaco, o cravo, a canela e a farinha, e misture. Como toda massa, é difícil estipular uma quantidade precisa de farinha (depende de alguns fatores, principalmente do tamanho dos ovos utilizados), então pode acrescentar cerca de 500 gramas e ir acrescentando mais farinha aos poucos, até a massa não grudar mais nas mãos.
Abra a massa com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada, com cerca de meio centímetro (se gostar do biscoito mais 'gordinho', pode abrir a massa mais grossa). Use um cortador de biscoitos para fazer os docinhos no formato de sua preferência, e distribua-os sobre uma forma untada, ou forrada com papel manteiga. Se não tiver cortadores de biscoitos, use a boca de um copo ou apele para sua criatividade e descubra outro objeto em sua cozinha que pode realizar essa função.
Asse em forno aquecido a 180º até que os docinhos fiquem corados.

Para fazer o glacê:
Ingredientes:
1 clara de ovo
100g de açúcar
1/2 colher de chá de cremor de tártaro
suco de meio limão
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes na batedeira por cerca de 10 minutos, até formar picos firmes. Para saborizar mais o glacê, acrescentamos também raspas de limão. Mas se você for decorar com um saco de confeitar, é melhor não usar as rapas, pois elas entopem o buraco de saída (descobrimos isso na prática).

Para decorar, use sua criatividade e a técnica que lhe for mais confortável. Uma alternativa é passar o glacê sobre o docinho com uma faca e espalhar confeitos sobre ele. Você pode também usar um saco de confeitar e usar seus talentos artísticos.

16.11.12

Pão Achatado

Fazer pão parece uma atividade trabalhosa e difícil, não é? Mas temos descoberto que pode ser algo bem agradável de ser feito, além de fácil e com um resultado bem satisfatório. Esse pão achatado, tirado do livro Cooking - Segredos e Receitas, tem ainda a vantagem de não ser assado no forno, e sim na frigideira. Fica bem gostoso para ser comido na hora. E se sobrar, é só utilizá-lo para fazer pizzas rápidas - uma delícia.

Ingredientes
500g de farinha de trigo
7g de fermento granulado biológico
2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite de oliva
250-300ml de água

Preparo
Em uma bacia, misture o trigo, o fermento, o sal e o azeite. Acrescente parte da água e comece a amassar a massa. Eu coloquei inicialmente 200ml de água, mexi bem a massa e acrescentei mais 50ml, sendo que com isso a massa já ganhou um aspecto mais uniforme. Transfira para uma bancada e comece a sovar a massa. Perceba se ela ganha elasticidade e uniformidade. Se sentir que está quebradiça, acrescente mais uma quantidade de água. Utilizei aqui, para 500g de trigo, 275/280ml de água. Siga sovando por uns 15 minutos, até conseguir esse aspecto macio e elástico da massa, que não grude nas mãos. Coloque a massa em uma bacia untada e deixe descansar dentro do forno desligado ou no microondas, por aproximadamente 45min ou até dobrar de tamanho. Passado o tempo de crescimento, sove a massa por mais 5 minutos. Divida-a em oito bolinhas iguais. Achate essas bolinhas até que fiquem com 0,5cm de espessura, aproximadamente. Disponha os discos em uma assadeira e deixe que cresçam por mais um 10 minutos. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque um disco por vez para assar. Aí é quase como fazer uma panqueca: asse por um lado, por aproximadamente 3 minutos, ou até quando aparentar assado. Vire o disco e deixe assando pelo mesmo tempo que deixou o outro lado. Sirva na sequência.

9.11.12

Profiteroles

Apesar da Carolina (é como chama-se o "bolinho" sem recheio, nos profiteroles) ser uma massinha um pouco sem graça, um bom recheio e/ou cobertura tornam os profiteroles docinhos deliciosos, e uma excelente opção de sobremesa para festas ou coquetéis.
Essa é a receita da massa, que tirei do livro Cooking - Segredos e Receitas. Nesta ocasião da foto, fiz o recheio apenas com doce de leite, e a cobertura com chocolate derretido.

Ingredientes:
60g de farinha de trigo
50g de manteiga
150ml de água
2 ovos

Modo de preparo:
Em uma panela (de preferência com um diâmetro pequeno, pois facilita na hora de misturar a massa), leve a manteiga e a água ao fogo baixo, mexendo apenas o suficiente para obter uma mistura homogênea. Assim que começar a ferver, tire do fogo e adicione a farinha, misturando vigorosamente com uma colher de pau até que a mistura fique encorpada, lisa e forme uma bola. Aguarde esfriar por uns 10 minutos, e então adicione os ovos, incorporando um de cada vez à massa.
Coloque a massa dentro de um saco de confeitar, e faça bolinhas do tamanho aproximado de uma noz, posicionando o bico do saco perpendicularmente à assadeira (forrada com papel manteiga), e afastando-o enquanto aperta levemente o fundo do saco.
Leve ao forno (aquecido a 220º) e deixe assar até que a massa esteja crocante e dourada (no meu forno levou uns 20 minutos). Tire do forno, faça um corte na lateral e leve novamente ao forno por mais uns 2 minutos para que fique sequinha por dentro.
Aí é só montar (mas aconselho que tirem as carolinas da assadeira antes que esfriem, ou elas grudam no papel manteiga e você perde o fundo de todas), cortando-a ao meio para colocar o recheio de sua preferência e/ou despejando a cobertura que você quiser sobre elas.