21.6.12

Chicago Style Pizza

A inspiração do post de hoje veio de um programa de culinária que passa no canal pago TLC:  Emeril Ecogastronomia (Emeril Green). O programa do Chef Emeril acontece dentro de um mercado (o Whole Food, especializado em alimentos orgânicos - quando viajarmos ele fica como ponto turístico para visitação, hehe) e ele recebe pessoas e procura resolver seus problemas: gente que só sabe fazer um prato, a vegetariana que tem marido carnívoro, etc... E em um deles tinha a mulher que é cozinheira de mão cheia mas que não acertava na massa da pizza. Logo, o programa foi todo em cima de escolher ingredientes para massa, molho e recheios de uma pizza de qualidade. Tudo isso para contar que enquanto o chef passava a receita de uma massa básica de pizza, esticada fininha, como uma pizza "tradicional", ele ensinou à convidada um tipo de pizza chamada de Chicago Style Pizza ou Deep Dish Pizza, que é uma pizza feita, em termos literais, em um prato fundo. A pizza tem bordas e massa grossa, recheio generoso e invertido (o molho vem por cima de tudo). Acho que chegamos a babar vendo o resultado final dessa pizza: era grossa, crocante, suculenta... E nos lembrou demais a clássica Pan Pizza da Pizza Hut. Não demorou muito para anotarmos os ingredientes e o modo de preparo do programa para tentar fazer a tal pizza. Mas qual foi a nossa surpresa ao tirar a nossa pizza do forno e não encontrar nela nada parecido com a pizza do programa ou com a Pizza Hut. Bem decepcionante. Mas aos poucos descobrimos que a culpa não era nossa: o programa é bastante interessante de conteúdo para nos dar ideias, mas é difícil acompanhar as receitas por lá. Faltam alguns detalhes, sabe? Porém não nos demos como vencidos e procuramos novas receitas para produzirmos a nossa deep dish pizza. Como pela televisão não deu certo, fomos para a internet. E há uma imensidão de receitas para este estilo de pizza na web, portanto escolhemos um blog gringo que era bem explicadinho e tinha fotos tentadoras do resultado final. E foi assim que comemos nossa gostosa Pan Pizza, baseada na receita do blog What A Dish!

Ingredientes
1 e 1/3 de xícara de água morna
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de chá de fermento biológico seco
1/4 de xícara de leite em pó desnatado
1 colher de chá de sal
1 xícara de farinha de trigo
3 xícaras de farinha de trigo para pão ***
2 colheres de sopa de óleo de canola (para a massa)
3 a 5 colheres de sopa de óleo de canola (para untar e criar a crosta crocante da pizza)

*** Como por aqui não encontramos à venda nenhuma farinha específica para a produção de pães, pesquisamos e utilizamos uma mistura de farinha de trigo com farinha de glúten (a farinha de glúten é facilmente encontrada em casas de produtos naturais). Para ter sua farinha para pão, para cada xícara de trigo, você substitui 2 colheres de sopa da farinha de trigo pela farinha de glúten.
Então, para esta receita, é usado o total de 4 xícaras de farinhas de trigo, sendo que 6 colheres de sopa dela são substituídas por farinha de glúten

Preparo
1 - Coloque o fermento e o açúcar em uma tigela (pode ser a da batedeira, caso você tenha uma que bata massas pesadas). Adicione a água morna e dissolva o fermento. Deixe descansando por 5 minutos, ou até que o fermento crie bolhas e se transforme em uma "espuma".
2 - Adicione o leite em pó, o sal, óleo e inicialmente 3 xícaras da mistura de farinhas. Vá acrescentando farinha até que todos os líquidos estejam absorvidos e a massa não grude mais nas mãos. Aqui usamos praticamente toda a mistura de farinhas para atingir o ponto. Coloque a massa em uma superfície lisa e sove em torno de 10 minutos. Ou então utilize o batedor em forma de gancho e deixe a batedeira fazer esse trabalho por você.
3 - Divida a massa em três bolas. Unte formas de bolo como esta com o óleo separado para untar. Seja generoso com o óleo, untando bem o fundo e as laterais das formas. Abra as bolas de massa no tamanho de suas formas. Aqui você pode abrir com as mãos mesmo, já que o resultado procurado não é uma massa fininha. Coloque as massas nas formas untadas, cubra as formas com panos de prato e deixe as massas crescerem em local morno (colocamos dentro do forno desligado) por aproximadamente uma hora e meia.
4 - Passado o tempo de descanso, você terá massas gordinhas prontas para serem recheadas. Afunde um pouquinho o centro das massas, pressionando com as pontas dos dedos, deixando apenas as bordas cheinhas. Use sua criatividade para rechear suas pizzas e leve-as ao forno por aproximadamente 15 minutos, ou até que a massa esteja dourada e o queijo borbulhante.

Ideias de recheio
Queijo mussarela + pepperoni + milho + orégano + molho de tomate (é a da foto)
Queijo mussarela + peito de peru defumado + milho + orégano + molho de tomate
Queijo provolone + presunto + tomate + pimentão + orégano + molho de tomate
Queijo mussarela + tomates + manjericão + molho de tomate
Queijo mussarela + calabresa + orégano + molho de tomate

14.6.12

Brownie de microondas


Essa receita é um pouco perigosa de aprender, caso você tenha problemas com a balança (ou com a autoestima). Afinal, em poucos minutos você tem em mãos um bolinho quente, denso e que combina muito bem com sorvete. O segredo é utilizar ingredientes de qualidade, que irão garantir uma sobremesa deliciosa para aquele momento "eu preciso de um doce!!!" (diariamente eu tenho uns 10 desses...).
O aviso foi dado. Mas caso você queira correr o risco, aí vai a receita, que foi um tantinho adaptada do blog Na Minha Panela,  pra você correr pra cozinha  para fazer e comer esse bolinho em minutos.

Ingredientes
3 colheres de sopa de chocolate amargo em gotas ou pedaços (escolha um de boa qualidade, senão não vale a pena seguir)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de trigo
2 colheres de sopa de leite

Preparo
Derreta o chocolate junto com a manteiga no microondas. Coloque 30 segundos e depois vá controlando de 10 em 10 segundos para não queimar o chocolate. Depois de derretido, acrescente ao chocolate o açúcar, o trigo e o leite. Mexa bem até ficar homogêneo. Creme lisinho e bonito? É só colocar no microondas por aproximadamente 1 minuto. Mas como os microondas podem variar entre si, coloque primero 50 segundos. Observe se o bolinho parece assado...caso ainda esteja cremoso, coloque mais 10 segundinhos.Só não exagere, pois o bacana é que fique úmido por dentro, para combinar com um sorvetinho.
Se quiser dar uma incrementada, algumas gotas de chocolate branco também ficam uma delícia nessa receita (foi o que fizemos nesse da foto).

7.6.12

Madeleines marmorizadas com creme de avelã

Quem gosta de se aventurar na cozinha, sabe que a internet fornece uma imensidão de receitas, novidades e acessórios que viram sonhos e desejos de consumo. Como boa formiga que sou, meus blogs favoritos sempre foram aqueles que traziam mais receitas de doces, bolos, sobremesas... Os mais refinados sempre traziam receitas de financiers, trufas, brownies, blondies e as interessantes madeleines. Elas sempre me chamaram a atenção por causa do formato bonito, delicado...a consistência parecia macia e o doce saboroso. E trazia um desafio: não achava de maneira alguma as forminhas das maledetas, digo, madeleines por aí. Só na internet, mas em sites caros de doer. Até que um dia, nas intermináveis horas em que eu ficava navegando nas "prateleiras virtuais" de livros gastronômicos, encontrei esse livro/kit chamado Mini Madeleines, de Sandra Mahut. Tinha tudo o que eu precisava: forminhas e receitas, então obviamente que joguei no carrinho e aumentei a biblioteca de casa. Só pra resumir a história do docinho, as madeleines são pequenos bolinhos esponjosos, tradicionalmente franceses e em forma de concha. Agora, pra falar verdade, eles são realmente bonitinhos e gostosos, porém nada de extraordinariamente diferente de qualquer outro bolinho. O mais legal mesmo é o charme dos bolinhos miudinhos, ao estilo "petit four".

Ingredientes
2 ovos
150g de açúcar
150g farinha peneirada
1 colher café de fermento
125g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres sopa de leite
1 colher de sopa de creme de avelã (eu usei mais, porque chocolate nunca é demais...)

Preparo
Bata os ovos junto com o açúcar até obter um creme claro. Adicione, aos poucos, a farinha e o fermento peneirados. Acrescente a manteiga e o leite. Adicione o creme de avelã e misture bem e coloque a massa por 30 minutos na geladeira. Pré-aqueça o forno a 220° e despeje, em colheradas, a massa nas cavidades da forma, que deve estar bem untada. Leve ao forno e deixe assar por 3 a 4 minutos e então reduza a temperatura do forno para 180° e asse por mais 5 a 6 minutos.
Bata os ovos junto com o açúcar até obter um creme claro. Adicione, aos poucos, a farinha e o fermento peneirados. Acrescente a manteiga e o leite. Adicione o creme de avelã e misture bem e coloque a massa por 30 minutos na geladeira. Pré-aqueça o forno a 220° e despeje, em colheradas, a massa nas cavidades da forma, que deve estar bem untada. Leve ao forno e deixe assar por 3 a 4 minutos e então reduza a temperatura do forno para 180° e asse por mais 5 a 6 minutos.