24.2.12

Bolo mármore de Nutella


Pense em um bolo mármore com um café quentinho. Agora, imagine que o marmorizado do bolo de baunilha seja feito com Nutella... Imaginou? Bom demais, né? Quando eu me deparei com esta receita no excelente blog Technicolor Kitchen, sabia que iria prepará-lo em breve, pois não resistiria ficar na imaginação. O bolo é delicioso, mas imploro desde já: não cometa o mesmo erro que eu, que tentei economizar utilizando algum outro creme de chocolate e avelã. Me arrependi, pois sei que se tivese utilizado o próprio Nutella, o resutado teria sido melhor. Utilizei um genérico, e ficou claro que este continha muito mais gordura que o "original", deixando o bolo um pouco pesado. Mas mesmo assim, gostoso.
Se mesmo com minha "pão-durice" o bolo ficou gostoso, acho que ele é digno de aparecer aqui e quem fizer terá sucesso, pois sei que ninguém mais cometerá o meu erro. ;)

Ingredientes:
4 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícaras de trigo
3/4 colher (chá) de fermento
1/4 colher (chá) sal
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (amolecida)
1 e 1/4 xícaras de açúcar
1 pote (350g) de Nutella


Modo de preparo:
Comece pré-aquecendo o forno a 180º, untando uma forma de 20cm de diâmetro com margarina e trigo e separando todos os ingredientes. Separe os ovos e o extrato de baunilha em uma tigelinha e bata-os levemente com um garfo. Em outro recipiente, misture os ingredientes secos: trigo, fermento e o sal. Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o açúcar, batendo até obter um creme claro e fofo. Aos poucos, com a batedeira ligada, acrescente os ovos mexidos, até obter um creme bem uniforme. Lembre-se de sempre raspar as laterais da tigela para que todos os ingredientes sejam incorporados igualmente. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente aos poucos a mistura de ingredientes secos, 1/2 xícara por vez. Terminando de acrescentar toda a mistura de trigo, bata mais uns 30 segundos, obtendo assim uma massa homogênea.
Agora a montagem: transfira 1/3 da massa para a forma, alisando a superfície. Cubra a massa com 1/2 pote de Nutella. Acrescente mais 1/3 da massa, alisando novamente. Sobre ela, coloque o restante da Nutella. Finalize com o 1/3 restante da massa. Com uma faca ou espátula, misture levemente a massa para obter o efeito marmorizado. Esse trabalho deve ser feito com delicadeza e sem exagero. Leve para assar e verifique o ponto com o já comentado teste do palito. Deixe esfriar e estará pronto para ser apreciado.

17.2.12

Torta de limão




Normalmente é a Bia quem faz os doces por aqui. Porém essa semana ela estava me contando como estava com vontade de comer uma torta de limão, e resolvi preparar uma para ela.
Ela encontrou essa receita AQUI, e achei bem fácil de preparar. Só a 'casquinha' que dá um pouco de trabalho, mas isso não quer dizer que seja difícil.
Quem quiser ver a original pode entrar no link. Abaixo conto como eu preparei.

Ingredientes:
1 pacote de cookies (eu usei uns biscoitos caseiros do tipo rocambole que tínhamos em casa, mas não pesei antes de preparar, então não sei dizer a quantidade usada)
Suco de 3 limões
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
3 folhas de gelatina incolor sem sabor

Modo de preparo:
Triture os biscoitos em um processador e aperte com as mãos para formar uma farofa (como usei biscoitos amanteigados, não precisei acrescentar mais nada. Quem for usar outro tipo de biscoito pode precisar acrescentar uma colher de margarina para dar liga).
Preencha o fundo da forma com essa farofa, e empurre com os dedos para formar uma camada sobre o fundo e as bordas da forma (recomendo o uso de uma forma com o fundo removível, que facilita para desenformar - na verdade nem faço ideia como eu faria para desenformar em outro tipo de forma)
Asse por cerca de 10 minutos em um forno preaquecido a 200ºC. E enquanto isso pode ir preparando o creme.
No liquidificador, bata o suco dos limões com o leite condensado. Acrescente o creme de leite e a gelatina hidratada. Na embalagem da gelatina costuma constar as instruções para dissolvê-la. De qualquer forma, eu fiz assim: mergulhei as folhas de gelatina em um pote com água gelada, uma a uma. Depois de uns 3 ou 4 minutos, retirei as folhas de gelatina, e espremi (com as mãos mesmo) para tirar o excesso de água. Então coloquei-as em uma xícara e despejei um pouquinho de água quente sobre elas, e misturei com uma colher.
Bata até conseguir uma massa homogênea, despeje sobre a massa (fria), e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.
Decorei a minha torta com raspas de limão. Para quem não sabe como tirar as raspas do limão, basta usar um ralador (desses de queijo mesmo), e ir 'ralando' e girando o limão, procurando raspar as partes intactas do limão - a parte branca traz um pouco de amargor, então procure usar apenas a parte mais externa da casca).
Ficou bonito e delicioso!

10.2.12

Cupcake de amora e gotas de chocolate branco


Mesmo gostando muito de cozinhar, não costumava me aventurar muito no mundo gastronômico. Gostava muito de comer, porém dificilmente criava ou preparava minhas refeições. Boa parte da culpa disso era o fato de morar com meus pais e ter a mesa sempre posta. Até que um dia, em um final de semana na praia, decidi que iria fazer bolinhos. Os famosos cupcakes estavam em alta e apareciam em diversas revistas, sempre tão lindos e apetitosos. Eram eles que eu queria preparar! Naquele final de semana eu pela primeira vez fiz cupcakes - de baunilha com nutella e outros com geleia (aparecerão aqui, certeza). Ficaram tão bons que eu virei viciada em cupcakes, fazendo-os sempre que tinha oportunidade. E ainda os faço muito, sendo que entre os meus preferidos estão os que levam frutas vermelhas na massa. Quem me conhece sabe que vivo loucamente atrás de framboesas frescas. Gosto tanto, mas é muito difícil encontrá-las aqui em Blumenau. Sempre que as encontro, faço um pequeno prejuízo na conta bancária, levando diversas caixinhas e congelando para os períodos de escassez (quase eternos).
Como boa viciada em doces e em bolinhos, tenho uma coleção de livros receitas. Entre eles, estão os livros Cupcake e Cupcake 2, da Larousse (esses aqui). É do Cupcake 2 que tirei a receita que posto hoje. Os bolinhos são muito fáceis de fazer e ficam macios e muito gostosos.
A parte engraçada, é que em vez de utilizar as framboesas pedidas na receita (não as tinha no congelador), utilizei amoras gentilmente colhidas de uma árvore na beira da estrada. Quão legal e proibido, não? Chega de enrolar. Vamos à receita:


Ingredientes
1 ovo
100g de açúcar refinado
40g de manteiga sem sal derretida
150g de creme de leite
120g de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
70g de amoras
70g de gotas de chocolate branco (contribuição minha para a receita... este ingrediente não está no livro)


Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200°C. Na batedeira, bata o ovo com o açúcar até ficar fofo e esbranquiçado. Sem parar de bater, acrescente a manteiga. Adicione o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo. Sem a batedeira, incorpore a farinha de trigo, o sal e o fermento, mexendo bem até obter uma massa lisa. Por fim, acrescente as amoras.


 Divida a massa em forminhas amanteigadas para cupcakes (acomodadas em forminhas de metal) e leve ao forno e confira o ponto com o teste do palito (consiste em inserir um palito de dentes no bolo para verificar se ele está assado. Se o palito sair limpo, sem massa crua grudada nele, é porque está pronto).


Fácil e gostoso!

4.2.12

Torta de Frango



Um prato que gosto muito desde criança, mas que normalmente só comia em aniversário de família, é o Pastelão de frango. Na verdade vejo por aí receitas de pastelão, empadão, torta e não faço ideia qual a diferença entre eles (quem souber pode explicar ali nos comentários... e quem não souber e quiser dar palpites, também fique à vontade).
Ano passado, à época do meu aniversário, decidi que ia preparar um aqui em casa, e pesquisei pela internet a receita que mais me agradasse. Encontrei uma, optei por algumas adaptações e preparei a tal da torta/empadão/pastelão de frango no meu aniversário.
É uma receita um pouco trabalhosa, mas serve umas 8 pessoas.
A receita-base eu peguei aqui: http://designcook.blogspot.com/2011/11/empadao-de-frango.html
Mas eu preparei assim:

Ingredientes do recheio:
Aproximadamente 600g de peito de frango cozido e desfiado
1/2 cebola picada
1/2 pimentão picado
1 dente de alho picado
1 lata de tomates pelados
1 lata de milho verde
1 colher de sopa de trigo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Páprica a gosto




Modo de preparo:
A receita pede o frango cozido e desfiado... Pois eu saí fuçando todas as internets do mundo por um modo mais prático de desfiar o frango. Acabei encontrando em um fórum de pizzaiolos (acho que agora não vou conseguir mais encontrar aquele link) um método que testei aqui em casa, e achei que funciona muito bem!
No fórum, um dos membros ensinava que ele cozinhava o frango na panela de pressão (uns 10 minutos na pressão), e depois escorria a água, fechava a tampa novamente e chacoalhava vigorosamente a panela. Testei e aprovei.
Recentemente eu e a Bia fomos cozinhar e desfiar frango novamente, mas não queríamos usar a panela de pressão. Então cozinhamos em uma panela comum durante 1h45min. e depois retiramos o frango, devidamente escorrido, e o colocamos em um pote de plástico com tampa, ainda quente. Aplicamos a mesma técnica de chacoalhar vigorosamente, abrimos o pote e VOILÁ! Frango desfiado!
Agora que temos o frango cozido e desfiado, coloque um pouco de azeite em uma panela e refogue o frango para ele pegar uma 'corzinha', e em seguida acrescente a cebola, o alho e o pimentão e mexa até a cebola começar a dourar.
Adicione a páprica, o sal e a pimenta, dê uma boa misturada e acrescente a lata de tomates pelados. Tampe a panela e deixe ferver.
Mexa até desmanchar um pouco os tomates. Misture então a farinha de trigo para engrossar o caldo, desligue o fogo e acrescente o milho.
Agora enquanto o recheio esfria, você pode preparar a massa.
A receita da massa eu fiz conforme a receita no link que citei acima, então vou copiar e colar abaixo (em itálico) - as fotos, lógico, são minhas.

Ingredientes da massa:
500 g de farinha de trigo
250 g de margarina culinária ou manteiga
1 gema
1/2 xícara de água gelada
1 colher de chá de sal
1 gema para passar em cima
Parmesão ralado a gosto
Orégano a gosto




Modo de preparo:
1. Em uma tigela faça uma farofa com a manteiga, o trigo e o sal , mexa suavemente com as mãos até que os ingredientes estejam incorporados.
2. Adicione a gema e a água e misture até obter uma massa firme e que desgrude das mãos. 
3. Estique a massa com o rolo e forre um refratário grande (de lasanha) com ela.
4. Fure com um garfo e coloque o recheio.
5. Estique o restante da massa e cubra o empadão.
6. Finalize passando a gema e espalhando queijo parmesão e orégano.



Agora é só assar a uns 200ºC até a massa ficar bem dourada e crocante.