28.1.12

Pudim de chocolate tipo "Danette®"


Essa receita é extremamente fácil de fazer. E muito gostosa.
Sinceramente para essa receita fica difícil dar a fonte, pois realmente não lembro de onde ela veio. Mas vi que ela aparece bem facilmente na internet e tem outras formas de ser feita.
Essa é a que eu sempre fiz e que recebe elogios. Faz aí e depois nos conta se gostou.

Ingredientes
2 pacotinhos de pudim de chocolate (não ganho nada com isso, mas gosto mais do Royal)
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
1 caixinha de creme de leite gelado
E é só!

Modo de preparo
Misture bem os pozinhos de pudim,o leite e o leite condensado. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar.
Deixe esfriar, mexendo às vezes para que não crie uma película muito grossa sobre o pudim. Quando estiver frio, acrescente o creme de leite gelado, misturando bem até ficar uniforme.
Deixe na geladeira para ficar bem frio, decore como preferir e está pronto para servir.

22.1.12

¡Fiesta Mexicana!

Quando criamos o blog, nossa pretensão era de publicar pelo menos um post por semana. A ideia era que eles fossem ao ar aos sábados, e, com o tempo, se sentíssemos que teríamos as oportunidades para preparar os pratos durante a semana, aumentar essa frequência de publicações.
Pois mal começamos a postar, e já atrasei uma publicação... Então para compensar essa 'furada', o post de hoje vale por dois: Os nachos como prato principal, e sua sobremesa: churros!
Apesar de não se tratar de pratos muito práticos, parte deles podem ser preparados com antecedência, o que facilita bastante quando se prepara comida para receber amigos (o tipo de situação para o qual esse prato é perfeito).


CHILLI CON CARNE
Nada combina melhor com nachos que o Chilli con carne. A receita é uma adaptação da receita de Jamie Oliver, que assisti no "Refeições de Jamie Oliver em 30 minutos".

Ingredientes:
200g de feijão pré cozido - Já testei com alguns tipos de feijão, e o que mais me agradou foi o carioquinha. Mas com o feijão vermelho também ficou muito bom.
500g de carne moída (patinho ou outra carne com pouca gordura)
1 lata de tomates pelados
1 lata de cerveja 
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 pimentão vermelho
100g de bacon
tempero pronto para comida mexicana (Comentei sobre os temperos prontos no último post - clique aqui se não leu ainda - e este mexicano que temos em casa leva pimenta vermelha, cominho, pimenta do reino, sal, açúcar, orégano, salsa, cebola, mostarda, pimentão vermelho, alho, coentro, cebolinha e aroma natural de fumaça)

Modo de preparo:
Comece fritando o bacon (normalmente não se faz necessário colocar óleo, pois o bacon já tem sua própria gordura), e em seguida refogue a cebola, o alho e o pimentão.
Acrescente a carne, e misture até que ela "pegue uma corzinha". Em seguida coloque toda a cerveja, a lata de tomates, e o tempero mexicano (se o seu tempero pronto não for salgado o suficiente, acrescente também o sal, a gosto), e deixe reduzir (para quem não conhece o termo reduzir, se trata de aguardar que o líquido evapore, restando um caldo mais espesso).
O segredo para não errar no tempero está na ponta da língua. Literalmente: prove sempre a comida para saber se está faltando alguma coisa. Se tem dúvidas da quantidade de tempero, procure colocar menos, e ir provando e acrescentando se necessário, mas sempre nas etapas finais do preparo (quando se reduz o líquido a concentração de tempero aumenta, então provar a comida antes de reduzir o líquido pode nos levar a pensar que falta tempero, e acabar ficando muito salgado).
Por último, desligue o fogo e misture o feijão pré-cozido.

DIP DE QUEIJO
Este creme de queijo é uma improvisação que fizemos, baseados num prato de nachos que gostamos de um restaurante aqui de Blumenau.

Ingredientes:
1 cx de creme de leite
300g de queijo tipo colonial (outros queijos podem ser usados -chegamos a fazer com o prato, certa vez- mas sem dúvida o queijo colonial é muito mais saboroso para esta receita)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Ferva o creme de leite em fogo baixo, e acrescente aos poucos o queijo ralado. Finalize com o sal e tempero ao gosto.

NACHOS
Compre pronto, que é muito mais prático! Aqui em casa costumamos comprar o Doritos Dippas (aquele doritos que vem sem tempero), que é muito mais barato que as tortillas prontas importadas. E a Elma Chips não nos pagou nada por este post. :/
Essa receita de chilli con carne e dip de queijo rende para umas 6 pessoas. Então é bom comprar pelo menos dois sacos do doritos (cada um tem 170g).


CHURROS
Para esta deliciosa sobremesa a massa pode ser preparada com antecedência, e reservada para fritar na hora de servir. Aliás, é ideal que se faça a massa antecipadamente, pois é necessário aguardar que ela esfrie antes de fritar.

Ingredientes:
2 xíc. de água
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
2 e 1/2 xíc. de farinha de trigo
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo:
Leve ao fogo a água, a manteiga e o sal até ferver. Apague o fogo e acrescente a farinha aos poucos, mexendo lentamente até formar uma bola e desgrudar da panela. Reserve para que esfrie.
É melhor usar uma colher de pau e se preparar para fazer força, pois é uma massa bem pesada para misturar.
Em uma panela, coloque óleo o suficiente para cobrir um churro para esquentar, e enquanto isso prepare os churros usando um saco de confeitar de bico grande (ou, se tiver, um utensílio específico para preparar churros). Novamente: prepare-se para fazer força, pois a massa é bem pesada e sai do saco de confeitar com bastante dificuldade.


Frite os churros no óleo bem quente, e finalize polvilhando o açúcar e a canela.
Sirva com doce de leite e sorvete de creme, e não vai se arrepender.
Aqui em casa costumamos fazer o doce de leite a partir do leite condensado. Para quem não conhece, é bem simples:
cozinhe 1 lata de leite condensado em uma panela com água três dedos acima da altura da lata. Deixe ferver por cerca de 1h45min.
ATENÇÃO: Deixe a lata esfriar bem antes de abrir!

19.1.12

Temperos Prontos



Nem só de receitas vive um blog de comida. Quero compartilhar uma dica de algo que tem facilitado muito a vida por aqui.
São poucas as pessoas que conseguem montar uma boa despensa, com os mais diversos tipos de condimentos e temperos, que possa suprir a todas suas necessidades. É por isso que os temperos prontos se mostram uma excelente solução.
Estes que aparecem na foto foram todos comprados pela internet. E cada um deles apresenta um mix de condimentos específico para cada tipo de prato (para carnes, peixes, massas, cozinha mexicana, espanhola, entre outros). Volta e meia aparecerá um destes temperos prontos em alguma receita. Nestes casos, colocarei o que consta dos ingredientes da embalagem, para que possa ser feita alguma substituição e não faltar algum dos sabores mais importantes.
Minha recomendação, para quem tiver interesse em investir em sua cozinha, é que procure comprar pelo menos um destes temperos prontos, que seja ideal para seus pratos favoritos. Dois dos que temos em casa são embalagens com quatro tipos de tempero cada uma (um deles –o que está escrito Pasta, ali na foto- têm quatro diferentes combinações de condimentos ideais para massas).
E sintam-se à vontade para comentar aqui no blog, com dicas, sugestões, dúvidas, ou mesmo só para dar suas opiniões sobre o blog ou as receitas.

14.1.12

Gostosura D'Itália




De todas as coisas que comecei a adquirir devido ao gosto pela culinária, a que mais me encanta é a fava de baunilha. Depois de comprar a primeira e sentir o aroma da favinha, que fica perfumando todo o armário da cozinha, fica difícil não fazer careta para as essências de baunilha compradas no supermercado.
Adoro fazer doces que sejam feitos com elas, os pontinhos pretos no meio dos bolinhos e sobremesas dão sabor e aroma especiais à receita.
O bacana da fava de baunilha é a sua versatilidade. Depois de usar as sementinhas nas receitas, dá para reaproveitar as favas e fazer extrato de baunilha e açúcar abaunilhado em casa.
Detalhe do creme de leite condensado e baunilha
(os pontinhos pretos são as "sementinhas" da fava de baunilha)  
Agora, vamos à receita.
Essa também é receita antiga, que aparece muito na casa da minha mãe. Lembro que foi retirada de uma revista (acho que  Cláudia) há muito tempo. O papel da receita já estava amareladinho e um dia sumiu. Mas certamente isso não foi problema, pois todos de casa já haviam decorado a receita depois de tantas vezes que ela foi feita. Aqui ela já aparece com  algumas modificações, como o uso da fava de baunilha e do ganache de chocolate ao leite ter se transformado em um creme aerado tipo mousse de chocolate meio-amargo.

Base
1 cacho de uvas itália
Creme de leite condensado e baunilha
2 latas de leite condensado
3 latas de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
2 gemas (reserve as claras)
1 fava de baunilha
Creme mousse de chocolate
1 caixinha de creme de leite
200g de chocolate meio-amargo de boa qualidade
2 claras batidas em neve
Modo de preparo
Base: lave as uvas e seque bem. A disposição é questão de preferência...gosto de cortá-las ao meio e retirar as sementes, ajeitando-as no fundo da travessa. Acho que se colocamos elas inteiras, ficam muito grandonas na boca e os sabores não se misturam.
Creme de leite condensado e baunilha: coloque em uma panela o leite condensado, duas das latas de leite e na terceira dissolva bem o amido de milho e acrescente à panela. Passe as duas gemas pela peneira, acrescentando-as aos demais ingredientes. Por último, abra a fava de baunilha no sentido de seu comprimento e retire todas as sementinhas, juntando-as à panela (guarde a fava para fazer o açúcar de baunilha ou extrato caseiro). Misture bem tudo e leve ao fogo, mexendo sempre até obter um pudim grossinho e liso. Deixe esfriar.
Creme mousse de chocolate: este deve ser feito por último, quando a base de uvas já estiver pronta e o creme de leite condensado frio. Leve o creme de leite em uma panela em fogo baixo até ferver. Desligue a panela e acrescente o chocolate e misture bem até que o chocolate derreta por completo. Deixe esfriando enquanto bate as claras em neve. Com delicadeza, acrescente as claras ao creme de chocolate, para que fique aerado.


Montagem: Agora é só colocar o creme de leite condensado sobre as uvas e por cima dele o creme mousse de chocolate. Para decorar, use raspas ou granulados de chocolate. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas.



Essa sobremesa é tão versátil que permite variações de frutas. Abaixo, uma foto da mesma sobremesa que fiz com morangos e framboesas.


7.1.12

Macarrão com linguiça patê Blumenau


Essa é uma receita que eu improvisei numa bela manhã de domingo, e foi totalmente aprovada pela Bia, por isso resolvi compartilhar aqui.
Como utilizei molho de tomate pronto, acabou sendo muito simples e rápido de preparar.. Foi praticamente só o tempo de cozinhar o macarrão.

Ingredientes:


 -1 Linguiça do tipo patê Blumenau
- cerca de meio pacote de Fusilli
 -tempero pronto Mama Mia - este é um tempero que a Bia comprou pela internet. Em outro post abordarei melhor este tempero e os outros da mesma marca. Ele leva, basicamente: alho, cebola, sal marinho, pimentão vermelho, manjericão, orégano e salsinha
 -Molho de tomate
 -1 colher de sopa de creme de leite
 -Salsinha
 -Manjericão
 -azeite de oliva.

Linguiça tipo Blumenau

Modo de preparo:

Primeiro coloquei a água pra ferver para o macarrão, e em seguida já piquei a linguiça. Piquei em rodelas, e depois cortei as rodelas na metade. Com os pedaços pequenos ela praticamente se desmanchou no molho, espalhando bem por toda a massa.
Com um fiozinho de azeite de oliva, dei uma fritada na linguiça, e acrescentei o molho de tomate e o tempero pronto.
A essa altura a água já estava fervendo, então coloquei meio pacote de Fusilli pra cozinhar, e no molho, acrescentei uma colher de creme de leite.
Depois de incorporado ao molho, finalizei com a salsinha e umas folhas de manjericão fresco, de nossos vasinhos de ervas (um dia publico uma foto deles aqui).
Então foi só escorrer o macarrão e misturar ao molho.



3.1.12

Fricassê de frango



Depois de muito tempo enrolando, hoje estamos finalmente publicando a primeira receita do blog. Que de agora em diante renda. Fica como promessa de 2012!

Já vi o nome Fricassê sendo dado aos mais diversos pratos, alguns parecidos com este que apresentarei, outros nem passando perto. Esta é uma receita de família e desde pequena ouço o prato ser chamado assim, e é desta forma que repasso ele a vocês.
Como toda receita sem regras, a gente adapta ao nosso gosto e à nossa preguiça.
A princípio esse prato deveria ter uma base de frango cozido e desfiado. Mas sabe quando você acorda tarde no domingo e tem preguiça só de pensar em desfiar o frango?

Fricassê de frango

Base frango
600g de peito de frango
1 lata de tomates pelados
Salsinha a gosto
Sal e pimenta para temperar

Base creme de milho
Meia cebola picadinha
1 dente de alho
2 colheres de sopa cheias de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Quanto baste de leite
1 lata de milho verde
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal e pimenta para temperar
Noz moscada

Cobertura
Queijo mussarela

Modo de preparo:
Base frango: Corte o frango em cubinhos pequenos e leve à panela para fritar. Quando estiverem bem fritinhos, acrescente os tomates pelados e faça um bom molho, temperando com o sal, pimenta e a salsinha. Reduza o fogo e deixe esse molho reduzir um pouco, enquanto prepara a base de creme de milho.
Creme de milho: leve à panela a margarina, a cebola picada e o alho também picadinho. Espere a margarina derreter e acrescente o trigo. Mexa bem de forma a obter uma massa. Aos poucos, vá acrescentando o leite e siga mexendo para que o creme não crie “pelotinhas”. Adicione leite até obter um creme liso, com consistência de mingau. Adicione o milho, salsinha, cebolinha e tempere com o sal, pimenta e noz moscada.
Montagem: em um refratário coloque a base de frango no fundo, cubra com o creme de milho e finalize com fatias de queijo mussarela. Leve ao forno a 180º até dourar. Sirva com batata-palha. Com arroz e uma salada fica perfeito também!

1.1.12

Sobre nós

Bem vindos a nosso blog. Nós somos um casal "ainda não casado" (estamos noivos), e atendemos pelos nomes de Bianca e Klauber.
Desde que estamos morando juntos, nosso divertido hobby de cozinhar tornou-se uma paixão.
A possibilidade de prepararmos o que quisermos, quando quisermos, aliados à facilidade que a internet e os muitos blogs de receitas nos proporcionam, nos levou a passar mais tempo na cozinha, preparando pratos salgados, sobremesas, bolos e o que mais a nossa inspiração permitir (mas nem sempre bem sucedidos, diga-se de passagem).
Motivados por essa paixão, e inspirados pelos muitos blogs de receitas que frequentamos, decidimos criar nosso próprio espacinho virtual.
Em posts semanais (ao menos no começo), iremos compartilhar algumas das receitas que testamos, além de nossas opiniões sobre alguns restaurantes que visitamos, ou produtos e utensílios de cozinha que adquirimos.
O principal objetivo é guardarmos nossas experiências gastronômicas, e se conseguirmos uns leitores para trocar ideias, e aprendermos juntos, será um excelente bônus.