30.9.12

Salgadinhos Recheados


Já mencionei aqui no blog sobre as habilidades de minha mãe na cozinha. Pois ela sempre fazia alguns 'quitutes' quando eu recebia amigos em casa, ou quando tinha ensaio de alguma das minhas antigas bandas. E todos sempre se esbaldavam e brincavam que a refeição era a melhor parte de ir até minha casa. Pois dentre os petiscos que minha mãe fazia, dois eram os favoritos: o pão de queijo (cuja receita postaremos aqui eventualmente) e esses salgadinhos.
E o tempo passou, cresci, saí de casa, mas minha mãe ainda faz os famosos salgadinhos (sempre há alguns congelados em seu freezer - e de vez em quando trazemos alguns para nós), mas enfim aprendi a fazê-los eu mesmo. Os recheios podem variar de acordo com sua criatividade. Os "doguitos" (ou enroladinhos de salsicha) e as esfihas de carne e de calabresa costumam ser as favoritas. E agora compartilho aqui a receita da massa:

Ingredientes:
2 colheres de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sobremesa de açúcar
1 copo de água morna
1/2 copo de água (em temperatura ambiente)
1/2 copo de óleo
1 colher de sobremesa de sal
farinha de trigo (o quanto for necessário para dar o ponto da massa -costumo usar entre 500 e 800g)
1 ovo (para pincelar sobre os salgadinhos)

Modo de preparo:
Em um bowl, misture o fermento, o açúcar e a água morna, e deixe em repouso por uns 5 minutos para que o fermento reaja. Acrescente então o resto dos ingredientes. Vá acrescentando a farinha aos poucos, até que a massa fique homogênea e desgrude facilmente dos dedos.
Para facilitar a montagem dos salgadinhos, separe a massa em partes menores (cerca de 3 a 5 são suficientes). Então tire pequenos pedaços, abra a massa (pode ser na própria palma da mão, ou em uma superfície enfarinhada, com um rolo de massa), distribua uma porção do seu recheio escolhido e feche a massa da maneira que lhe for mais prático. Testamos em formatos de esfiha, bolinhas, "travesseirinhos" e a óbvia "salsicha enrolada" (que foi a mais fácil).
Bata o ovo em uma tigela, e pincele sobre a massa para deixar o salgado coradinho. Leve ao forno até que a massa esteja corada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário