23.9.12

Panquecas


Essa receita foi uma das melhores descobertas que fiz nos últimos tempos. Antes, para mim, panquecas eram só aquelas massas fininhas, enroladinhas com recheio. E sempre que assistia algum clássico da Disney, onde o Pato Donald comia panquecas gordinhas e o Tico e Teco faziam de tudo para roubá-las, ficava imaginando como eram feitas aquelas panquecas apetitosas, com calda escorrendo. Aparentemente o Caio do blog www.brogui.com, tinha essa mesma dúvida e decidiu compartilhar a receita de Panquecas na seção "Ana Maria Brogui".  A receita original é "neutra", nem doce, nem salgada, o que é bem legal, pois usando a criatividade, você pode criar uma diversidade de panquecas.

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de margarina/manteiga - derretida e fria
2 colheres de chá de açúcar
1 ovo
1 xícara de leite

Para panquecas doces:
Não tem muito segredo, é só usar a criatividade: aumente um pouco o açúcar, acrescente baunilha, gotinhas de chocolate, frutas picadas...Pode inventar, porque essa receita é realmente muito boa e permite isso.
Para panquecas salgadas:
Aqui é a mesma coisa: diminua o açúcar, aumente o sal, acrescente temperos, ervas, presunto, queijo, peito de peru ou o que desejar, bem picadinhos.


Preparo
Comece com os líquidos: em uma bacia, bata bem (com um garfo ou fouet) o ovo, leite e a margarina derretida. Quando estiver bem homogêneo, peneire a farinha, o sal, açúcar e fermento sobre os líquidos e misture bem até incorporar. Quando a massa estiver bem lisa, é hora de acrescentar e misturar os "recheios". Para fritar é simples: se você tiver em casa uma boa frigideira em teflon, não será necessário untá-la. Coloque-a sobre o fogo e deixe que esquente um pouco. Com o auxílio de uma concha de servir, despeje uma porção da massa no centro na frigideira (como a massa é grossinha, não dá muito trabalho deixá-la no lugar). Nessa hora é preciso prestar atenção: quando a massa começar a criar bolhas em toda a porção colocada na frigideira, é hora de virar a panqueca. Vire com uma espátula e calcule para que ela fique o mesmo tempo que o outro lado levou assando. Repita a operação até acabar com toda massa. Sirva as panquecas doces com caldas ou frutas frescas (em momentos de gordice, Nutella® e doce de leite caem muito bem também). E as salgadas ficam uma delícia com requeijão.
As bolhas na superfície indicam a hora de virar a panqueca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário