30.11.12

Docinhos de Natal

O mês de novembro chegou ao fim, e o Natal se aproxima. E quando se fala em Natal, logo vêm à cabeça canções natalinas, pinheiros decorados, a figura do papai noel e, é claro, docinhos de natal!
Então, antes que seja tarde, as festas passem e o novo ano chegue, vou compartilhar com vocês essa receita que aprendi com minha mãe.
A receita estava anotada em meu caderno, mas desde o dia em que aprendi a fazer os docinhos, nunca tentei botá-la em prática. É o meu segundo natal desde que saí da casa de minha mãe, e no ano passado eu e a Bia compramos os docinhos prontos. Pois este ano decidimos que iríamos fazê-los nós mesmos.
Quando minha mãe faz docinhos de Natal, ela não faz apenas o suficiente para ter em casa. Ela faz uma quantidade bastante grande, para compartilhar os biscoitos com boa parte da família. Como não tínhamos a intenção de fazer docinhos para um batalhão, fizemos apenas um quarto da receita original, e é nestas proporções que compartilho com vocês (o glacê é receita da avó da Bia):

Para fazer o biscoito:
Ingredientes:
125g de margarina
250g de açúcar
2 ovos inteiros + 1 gema
1/2 colher de sopa de salamoníaco
500 a 800g de farinha de trigo
cravo e canela (em pó) a gosto
Modo de preparo:
Bata a margarina, os ovos e o açúcar até que todos os ingredientes se incorporem (eles se misturam facilmente, então não é necessário o uso da batedeira: o fouet já cumpre bem a missão). Acrescente o salamoníaco, o cravo, a canela e a farinha, e misture. Como toda massa, é difícil estipular uma quantidade precisa de farinha (depende de alguns fatores, principalmente do tamanho dos ovos utilizados), então pode acrescentar cerca de 500 gramas e ir acrescentando mais farinha aos poucos, até a massa não grudar mais nas mãos.
Abra a massa com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada, com cerca de meio centímetro (se gostar do biscoito mais 'gordinho', pode abrir a massa mais grossa). Use um cortador de biscoitos para fazer os docinhos no formato de sua preferência, e distribua-os sobre uma forma untada, ou forrada com papel manteiga. Se não tiver cortadores de biscoitos, use a boca de um copo ou apele para sua criatividade e descubra outro objeto em sua cozinha que pode realizar essa função.
Asse em forno aquecido a 180º até que os docinhos fiquem corados.

Para fazer o glacê:
Ingredientes:
1 clara de ovo
100g de açúcar
1/2 colher de chá de cremor de tártaro
suco de meio limão
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes na batedeira por cerca de 10 minutos, até formar picos firmes. Para saborizar mais o glacê, acrescentamos também raspas de limão. Mas se você for decorar com um saco de confeitar, é melhor não usar as rapas, pois elas entopem o buraco de saída (descobrimos isso na prática).

Para decorar, use sua criatividade e a técnica que lhe for mais confortável. Uma alternativa é passar o glacê sobre o docinho com uma faca e espalhar confeitos sobre ele. Você pode também usar um saco de confeitar e usar seus talentos artísticos.

Um comentário: