6.12.12

Gingerbread Cookies

Seguindo o espírito da culinária natalina, testamos fazer em casa os famosos Gingerbreads - docinhos de melado e especiarias, muito comuns nos EUA (acho eu, pela incidência dele em imagens e filmes natalinos locais, hehe). A receita que fizemos é uma adaptação do clássico produzido pela Martha Stewart. Agora, não sei se é o nosso clima, nossos ovos, ou o que, mas foi necessária muito mais farinha do que a pedida na receita. De qualquer forma, ficou muito gostoso e acho que isso é o que importa. Sem contar que é divertidissimo enfeitá-los com glacê ou chocolate derretido.

Ingredientes
Docinhos
110g de margarina
100g de açúcar
120ml de melado
1 gema
250g de farinha peneirada (mais o necessário para dar ponto)
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de cravo em pó
1/2 colher de chá de noz moscada
Glacê
1 xícara de açúcar de confeiteiro
4 colheres de chá de leite
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Preparo
Docinhos: Na batedeira, bata a margarina e o açúcar até formar um creme claro e fofo. Acrescente o melado (fica a dica: para que ele solte bem da xícara ou medidor, unte bem o recipiente antes de colocar o melado - depois ele solta facilmente e sem desperdício) e a gema. Bata até ficar uniforme.Acrescente o sal, fermento, bicarbonato e especiarias. Misturando com as mãos, vá acrescentando a farinha, até que a massa comece a desgrudar das mãos, mas que ainda esteja ligeiramente úmida, isso porque ela será levada à geladeira e esse processo ressecará um pouco a massa e a tornará mais fácil de abrir o rolo. Se acrescentar farinha demais, ficará seca e se esfarelará. Quando a massa estiver no ponto, abra um plástico filme e coloque a massa no centro dele, formando um quadrado. Feche bem a massa e leve à geladeira por mais ou menos uma hora. Passado esse tempo, retire um pedaço da massa e reserve o restante na geladeira. Enfarinhe uma superfície e abra a massa até a espessura desejada - apesar do fermento, esses biscoitos não crescem muito, portanto vale abrí-los mais ou menos na espessura final desejada. Corte com os cortadores escolhidos e leve para assar em forma levemente untada, em forno pré-aquecido a 180ºC. No nosso forno levou cerca de 10 minutos para ficarem moreninhos, mas cada forno tem suas características e regulagens, portanto vale ficar de olho nos biscoitinhos - quando estiverem moreninhos e sequinhos, pode retirá-los e colocá-los sobre uma superfície para esfriarem. Não empilhe os docinhos recém tirados do forno, pois assim não ficarão crocantes. Repita essas operações com toda a massa restante.
Glacê: misture todos os ingredientes até formar uma pastinha - simples assim, sem batedeira, sem fogo... Coloque o glacê num saco de confeiteiro com bico fino (nº1 ou 2) e use a criatividade para decorar os docinhos. Voê também poderá tingir esse glacê, se desejar. Além do glacê, derretemos chocolate amargo para fazer alguns contornos. Chocolate combina muito bem com esses docinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário