4.2.12

Torta de Frango



Um prato que gosto muito desde criança, mas que normalmente só comia em aniversário de família, é o Pastelão de frango. Na verdade vejo por aí receitas de pastelão, empadão, torta e não faço ideia qual a diferença entre eles (quem souber pode explicar ali nos comentários... e quem não souber e quiser dar palpites, também fique à vontade).
Ano passado, à época do meu aniversário, decidi que ia preparar um aqui em casa, e pesquisei pela internet a receita que mais me agradasse. Encontrei uma, optei por algumas adaptações e preparei a tal da torta/empadão/pastelão de frango no meu aniversário.
É uma receita um pouco trabalhosa, mas serve umas 8 pessoas.
A receita-base eu peguei aqui: http://designcook.blogspot.com/2011/11/empadao-de-frango.html
Mas eu preparei assim:

Ingredientes do recheio:
Aproximadamente 600g de peito de frango cozido e desfiado
1/2 cebola picada
1/2 pimentão picado
1 dente de alho picado
1 lata de tomates pelados
1 lata de milho verde
1 colher de sopa de trigo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Páprica a gosto




Modo de preparo:
A receita pede o frango cozido e desfiado... Pois eu saí fuçando todas as internets do mundo por um modo mais prático de desfiar o frango. Acabei encontrando em um fórum de pizzaiolos (acho que agora não vou conseguir mais encontrar aquele link) um método que testei aqui em casa, e achei que funciona muito bem!
No fórum, um dos membros ensinava que ele cozinhava o frango na panela de pressão (uns 10 minutos na pressão), e depois escorria a água, fechava a tampa novamente e chacoalhava vigorosamente a panela. Testei e aprovei.
Recentemente eu e a Bia fomos cozinhar e desfiar frango novamente, mas não queríamos usar a panela de pressão. Então cozinhamos em uma panela comum durante 1h45min. e depois retiramos o frango, devidamente escorrido, e o colocamos em um pote de plástico com tampa, ainda quente. Aplicamos a mesma técnica de chacoalhar vigorosamente, abrimos o pote e VOILÁ! Frango desfiado!
Agora que temos o frango cozido e desfiado, coloque um pouco de azeite em uma panela e refogue o frango para ele pegar uma 'corzinha', e em seguida acrescente a cebola, o alho e o pimentão e mexa até a cebola começar a dourar.
Adicione a páprica, o sal e a pimenta, dê uma boa misturada e acrescente a lata de tomates pelados. Tampe a panela e deixe ferver.
Mexa até desmanchar um pouco os tomates. Misture então a farinha de trigo para engrossar o caldo, desligue o fogo e acrescente o milho.
Agora enquanto o recheio esfria, você pode preparar a massa.
A receita da massa eu fiz conforme a receita no link que citei acima, então vou copiar e colar abaixo (em itálico) - as fotos, lógico, são minhas.

Ingredientes da massa:
500 g de farinha de trigo
250 g de margarina culinária ou manteiga
1 gema
1/2 xícara de água gelada
1 colher de chá de sal
1 gema para passar em cima
Parmesão ralado a gosto
Orégano a gosto




Modo de preparo:
1. Em uma tigela faça uma farofa com a manteiga, o trigo e o sal , mexa suavemente com as mãos até que os ingredientes estejam incorporados.
2. Adicione a gema e a água e misture até obter uma massa firme e que desgrude das mãos. 
3. Estique a massa com o rolo e forre um refratário grande (de lasanha) com ela.
4. Fure com um garfo e coloque o recheio.
5. Estique o restante da massa e cubra o empadão.
6. Finalize passando a gema e espalhando queijo parmesão e orégano.



Agora é só assar a uns 200ºC até a massa ficar bem dourada e crocante.

4 comentários:

  1. cara, ficou muito legal.... eu to começando a me aventurar na cozinha, eu e a silvia fizemos uma lasagna esses dias aí, ficou animal. agora, só uma parte dessa receita pra mim não ficou clara. ali diz "fure com um garfo". fura o que, a massa? onde? se puder, explica melhor ae! abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pô, agora relendo vi que realmente ficou mal explicado, Mário.. Então vamos lá:
      Após abrir a massa na travessa, você pega um garfo e faz vários furos na massa, em toda a sua superfície.. Confesso não saber exatamente o propósito (se é pra penetrar o molho do recheio na massa, ou se ela vai assar melhor por causa disso).. Mas algum propósito deve ter (ou não).

      abraço!

      Excluir
  2. Empadão vai na massa farinha, gemas e manteiga (massa podre) e pastelão vai farinha, ovos, fermento e leite. A primeira é mais calórica.
    Torta eu não sei, mas acredito que tudo é torta, isto é massa com recheio ou massa misturada com recheio e assadas, penso que empadão e pastelão são tipos de torta.

    ResponderExcluir