10.2.12

Cupcake de amora e gotas de chocolate branco


Mesmo gostando muito de cozinhar, não costumava me aventurar muito no mundo gastronômico. Gostava muito de comer, porém dificilmente criava ou preparava minhas refeições. Boa parte da culpa disso era o fato de morar com meus pais e ter a mesa sempre posta. Até que um dia, em um final de semana na praia, decidi que iria fazer bolinhos. Os famosos cupcakes estavam em alta e apareciam em diversas revistas, sempre tão lindos e apetitosos. Eram eles que eu queria preparar! Naquele final de semana eu pela primeira vez fiz cupcakes - de baunilha com nutella e outros com geleia (aparecerão aqui, certeza). Ficaram tão bons que eu virei viciada em cupcakes, fazendo-os sempre que tinha oportunidade. E ainda os faço muito, sendo que entre os meus preferidos estão os que levam frutas vermelhas na massa. Quem me conhece sabe que vivo loucamente atrás de framboesas frescas. Gosto tanto, mas é muito difícil encontrá-las aqui em Blumenau. Sempre que as encontro, faço um pequeno prejuízo na conta bancária, levando diversas caixinhas e congelando para os períodos de escassez (quase eternos).
Como boa viciada em doces e em bolinhos, tenho uma coleção de livros receitas. Entre eles, estão os livros Cupcake e Cupcake 2, da Larousse (esses aqui). É do Cupcake 2 que tirei a receita que posto hoje. Os bolinhos são muito fáceis de fazer e ficam macios e muito gostosos.
A parte engraçada, é que em vez de utilizar as framboesas pedidas na receita (não as tinha no congelador), utilizei amoras gentilmente colhidas de uma árvore na beira da estrada. Quão legal e proibido, não? Chega de enrolar. Vamos à receita:


Ingredientes
1 ovo
100g de açúcar refinado
40g de manteiga sem sal derretida
150g de creme de leite
120g de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
70g de amoras
70g de gotas de chocolate branco (contribuição minha para a receita... este ingrediente não está no livro)


Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200°C. Na batedeira, bata o ovo com o açúcar até ficar fofo e esbranquiçado. Sem parar de bater, acrescente a manteiga. Adicione o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo. Sem a batedeira, incorpore a farinha de trigo, o sal e o fermento, mexendo bem até obter uma massa lisa. Por fim, acrescente as amoras.


 Divida a massa em forminhas amanteigadas para cupcakes (acomodadas em forminhas de metal) e leve ao forno e confira o ponto com o teste do palito (consiste em inserir um palito de dentes no bolo para verificar se ele está assado. Se o palito sair limpo, sem massa crua grudada nele, é porque está pronto).


Fácil e gostoso!

Um comentário: