31.8.12

Muffins de baunilha com Nutella®

O tal do creme de avelã é uma invenção incrível, não? E quem gosta de fazer bolos, como eu, vai adorar saber que ele é um ótimo recheio, podendo ser levado para assar junto com a massa. É muita praticidade! Essa receita eu adaptei do livro 200 Receitas Irresistíveis com Chocolate. Como o livro é todo voltado para receitas com chocolate, esse bolinho tinha massa achocolatada e o recheio/mesclado de creme de avelã. Mas eu optei em transformar a massa e fazê-la de baunilha, para que o Nutella® ganhasse mais destaque. Deu certo!

Ingredientes
395g de farinha de trigo
200g de açúcar
150ml de óleo vegetal
150ml de leite - usei desnatado
2 ovos
2 colheres de chá cheias de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Baunilha - você pode usar fava de baunilha, essência, pasta de baunilha - o que tiver. Usei pasta de baunilha e um pouquinho de extrato caseiro de baunilha.
Nutella® a gosto - acredite, não quero limitar o uso deste ingrediente.

Preparo
Em um bowl peneire a farinha, o fermento e o bicarbonato - reserve. Em outro, bata com um fouet, ou batedeira, os ovos, leite, óleo, baunilha e o açúcar, até ficar bem homogêneo. Una a mistura de ingredientes líquidos e açúcar à mistura de farinha, fermento e bicarbonato. Misture delicadamente com uma colher de pau até incorporar - não misture ou bata demais, pois o fermento perderá suas propriedades. Coloque a massa em forminhas para cupcakes/muffins, preenchendo um pouco menos de 2/3 da capacidade. Sobre a massa, espalhe uma porção de Nutella. Eu uso um palito de churrasco, por ser mais grossinho, para fazer movimentos espirais e mesclar a Nutella à massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC, até que inserindo um palito de dentes no bolinho, ele saia limpo - procure inserir o palito em um cantinho do bolo que não tenha Nutella®, pois onde ele estiver, o bolinho seguirá úmido e o palito sairá sujinho de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário