18.8.12

Batata recheada


Apesar de ter ido muitas vezes à Oktoberfest antes de começar a namorar a Bia, a primeira vez que comi batata recheada foi graças a ela. Fomos à festa, lá em nosso primeiro ano de namoro, e na hora de escolher o que eu ia comer, ela ficou até surpresa: "Nunca provou batata recheada?!"
Desde então, ficou impossível ir à Oktoberfest sem comer a bendita da batata. E eu chegava a ficar ansioso para chegar outubro só pra apreciar o prato, que até então era difícil encontrar para vender fora dessa época. E foi numa dessas (e de tanto eu falar como gostaria de comer batata recheada o ano inteiro) que minha mãe resolveu tentar preparar algumas em casa.
Ficou uma delícia (diga-se de passagem, minha mãe é uma cozinheira muito talentosa), e ainda com a vantagem de poder rechear a batata à vontade! E é assim que fazemos desde então:

Ingredientes
Batatas graúdas
Bacon
Calabresa
Requeijão
Queijo mussarela
Queijo provolone
Azeite e sal

Preparo
Batatas: lave-as muito bem e retire os machucadinhos que as cascas possam apresentar. Seque e as envolva com o azeite e sal, para que fiquem crocantes e saborosas quando assadas (outra vantagem de fazer a batata em casa: sabemos que elas estão bem higienizadas, já que fomos nós que as lavamos, então nos sentimos seguros para comer a casca). Disponha-as em uma assadeira e leve a forno pré-aquecido a 180ºC. O tempo exato é imprevisível, pois depende do seu forno e das batatas escolhidas. Mas prepare-se para umas duas horas de forno, para ter batatas macias e cascas coradas. Caso queira dar uma agilizada nesse processo, testamos um ensinamento do Jamie Oliver: depois de lavar as batatas, coloque-as em um recipiente que possa ir ao microondas. Envolva o recipiente com plástico filme e leve ao microondas por 15 minutos. Assim as batatas ficam cozidas e macias! Depois disso, siga a ideia de temperá-las com azeite e sal e leve ao forno para que fiquem coradas.
Bacon e calabresa: como temos moedor de carne, passamos o bacon e a calabresa por ele, separadamente. Caso você não tenha o moedor, pique-os de acordo com seu gosto, mas indicamos os pedaços pequenos. Ficam mais interessantes na batata. Depois de moidos/picados, frite o bacon e depois a calabresa, para escorrer o excesso de gordura. Disponha-os em papel toalha para dar uma secada e depois transfira para travessas que possam ir ao forno, forradas com papel manteiga. Cerca de 5 a 10 minutos antes de servir, colocamos as travessas de bacon e calabresa no forno, para que fiquem sequinhos e crocantes.
Queijos: basta ralar.

Montagem
Abra a batata ao meio e amasse bem a polpa. Coloque o requeijão, bacon e/ou calabresa e cubra com o queijo. Só não esqueça de tomar cuidado, pois as batatas estarão bem quentes!

Dica extra: a batata recheada fica também muito gostosa com linguiça tipo Blumenau ou patê, além de strogonoff de carne ou frango. E sinta-se livre para experimentar os mais variados recheios que sua imaginação permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário