30.4.13

Tapas de mini batata

A ideia dessa receita nós tiramos do programa Homens Gourmet, do canal Bem Simples. Ela foi apresentada como "Pintxos" pelo Chef Dalton Rangel, num programa dedicado a tapas. Pintxos são uma categoria de petiscos Espanhóis, e são assim chamados pois ao finalizá-los são espetados por palitos - ou seja, pintxados. Nós adoramos a ideia de utilizar as mini batatas para fazer esses petiscos, porém adaptamos os recheios para nosso gosto: fizemos uma opção bem regional, como mini batatas recheadas, e outra com recheio de frango refogado e cobertura crocante. Ficou muito bom!
Como foi uma receita improvisada, não temos como passar as quantidades de ingredientes, então fica tudo a critério do seu gosto.

Ingredientes
Batatas bolinha
Requeijão
Bacon picadinho
Queijo provolone
Frango desfiado
Alho poró
Molho de tomate
Sal e pimenta a gosto
Panko (pode ser farinha de rosca)
Queijo parmesão

Preparo
O primeiro passo é preparar as batatas: corte-as pela metade e use um boleador (uma colher de chá também serve, mas fica mais difícil) para remover o miolinho de cada metade. Em seguida, corte uma fatia na ponta da metade da batata, para que ela tenha um apoio estável, com a metade boleada para cima. Cozinhe essas batatas preparadas em água salgada, até que fiquem levemente macias - não cozinhe demais, pois elas serão finalizadas no forno!
Agora os recheios: refogue o frango desfiado com um pouco de azeite e com o alho poró. Acrescente um pouco de molho de tomate e tempere com sal e pimenta - o objetivo é um recheio mais sequinho, então não exagere nos líquidos - reserve esta etapa. Separadamente misture uma porção de panko com queijo parmesão. Agora é só montar: na abertura que foi feita nas batatinhas, coloque o frango refogado e por cima dele, a mistura de panko com parmesão. E por cima, mais um pouquinho de queijo.
Para as mini batatas recheadas, é só fritar o bacon em uma frigideira e escorrer o excesso de gordura - ou então colocá-lo alguns minutinhos no microondas, para que o excesso de gordura vá embora e o bacon fique mais sequinho. Para montar, coloque uma porção de bacon no buraco das batatinhas, cubra com requeijão e finalize com provolone ralado ou picadinho. Agora é só dispor as batatinhas em uma forma untada e levar para gratinar em forno pré-aquecido a 180ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário