16.4.13

Escondidinho de carne seca com mandioquinha



Há tempos que queria fazer um escondidinho de carne seca. Aí dia desses tinha um pacote de carne seca em cubos na gaveta e mandioquinhas dando sopa - era hora de fazer o nosso escondidinho! Sei que o tradicional é com mandioca, mas como eu gosto muito (MUITO!) de mandioquinha (batata salsa ou baroa), fiz com ela mesmo. Foi bem certeiro. A carne seca que usei foi da linha Jerked Beef da Paineira - usei corte traseiro, com menos gordura - uma delícia!

Ingredientes
500g de carne seca
1 tomate picado - sem pele e semente
1 talo de alho poró em fatias finas
2 dentes de alho picadinhos
Pimenta a gosto (usamos malagueta seca)
Requeijão

Purê de mandioquinha
4 mandioquinhas grandes (uns 500g)
2 colheres de sopa de manteiga
Noz-moscada a gosto
Sal
Queijo ralado



Preparo
Na noite anterior do preparo do escondidinho, coloquei a carne seca de molho em água para dessalgar e deixei-a na geladeira. No dia do preparo, escorri a água, dei uma "lavada" na carne e coloquei-a na panela de pressão, coberta com água e cozinhei por 35 minutos na pressão. Descartei a água e desfiei a carne, removendo os pedaços maiores de gorduras e deixando-a de lado. Em uma panela, refoguei o alho poró e o alho em uma colher de sopa de manteiga clarificada (mas pode usar a gordura de sua preferência). Acrescentei a carne, o tomate picado e a pimenta, refogando até que o excesso de umidade do tomate evaporasse - reservei. Enquanto fazia isso tudo, minhas mandioquinhas estavam cozinhando em água salgada. Escorri a água, deixando cerca de duas colheres de sopa da água do cozimento. Acrescentei a manteiga e amassei tudo com um garfo para dar uma pré-homogeneizada. Em seguida, bati com a batedeira até ficar bem cremoso. Acertei o sal e temperei com noz-moscada.
Montagem: fizemos o escondidinho na versão individual e "família", mas a ordem de montagem é a mesma: no fundo do refratário coloque a carne refogada e sobre ela espalhe o requeijão. Cubra tudo com o purê de mandioquinha e finalize com o queijo ralado. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário