25.3.13

Muffins de chocolate com doce de leite


Quem me deu a dica desse bolinho foi a minha irmã e apesar de parecer "gordice" demais, esse bolinho de chocolate com doce de leite é uma delícia. Como a massa é feita com cacau em pó e não achocolatado, fica doce na medida certa. O doce de leite eu usei um mineiro da marca Viçosa, é delicioso, suave... Muito bom! A receita veio do já conhecido por aqui, Panelaterapia. Ah! E para já animar quem estiver lendo este post, a receita não precisa nem de batedeira - na mão ou no liquidificador fica perfeito!

Ingredientes (*xícara de 240ml)
1 xícara de leite morno
3 ovos
4 colheres de sopa de margarina ou manteiga derretida
2 xícaras de açúcar
1 xícara de cacau em pó peneirado (ou chocolate em pó - só não use achocolatado)
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Doce de leite à vontade


Preparo
No copo de liquidificador coloque o leite, os ovos, a manteiga e o açúcar - bata até ficar homogêneo. Como meu liquidificador anda de mal comigo, não consigo bater massas mais grossinhas nele. Então em um bowl eu misturei a farinha e o cacau peneirados e acrescentei a mistura batida no liquidificador. Com um fouet bati bem e deixei a massa bem uniforme. Por fim acrescentei o fermento e mexi apenas para incorporá-lo à massa. Agora é só encher as forminhas de muffins até 3/4 da capacidade e levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC. Para confirmar que está pronto, faça o teste do palito. Depois de assados, deixe os bolinho esfriarem e então parta para o recheio e cobertura. Meu doce de leite era bem cremoso, então não precisei diluí-lo. Mas se o doce de leite que você tiver em casa for muito grossinho, é só misturar um pouquinho de creme de leite. Para o recheio, corte uma tampinha do muffin com uma faquinha ou então use o descaroçador de maçãs, como eu usei - ele faz um furinho no bolo perfeito para acomodar o recheio. Depois é só devolver o pedacinho de massa que foi tirado para abrir o buraquinho de volta ao muffin. Para cobertura, apenas espalhe o doce de leite e enfeite com confeitos para ficar bonitinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário