3.3.13

Maionese caseira


E para finalizar a 'série do hamburger', vai agora a receita da maionese que fizemos para o lanche postado há 2 semanas. Esta maionese veio de uma feliz coincidência, pois eu não tinha planos de prepará-la. Mas no final de semana em que fiz o hamburger, estava navegando em um dos muitos blogs de culinária que frequentamos (por sinal um dos meus favoritos, o Panelaterapia) e me deparei com esta receita. Aproveitei o timing perfeito e já incluí no hamburger.

Ingredientes
150 ml de leite
1 pão 'dormido', sem casca, em pedaços
1 pitada de sal
1/2 dente de alho amassado
150 ml (aproximadamente) de óleo. Usei de canola, mas pode ser outro de sua preferência
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo
Misture tudo no liquidificador com exceção do óleo. Em seguida, ligue o liquidificador, tire a tampinha menor da tampa do liquidificador e acrescente o restante do óleo de maneira contínua, em um fio. Antes de tirar a tampa observe como a mistura está se comportando dentro do liquidificador, para não fazer muita sujeira. Aqui foi difícil de controlar a lambança, e a melhor forma que encontrei foi acrescentar um pouco do óleo com o liquidificador desligado, para em seguida ligá-lo e tirar a tampinha menor. De qualquer forma vá acrescentando o óleo e observando a consistência de sua maionese, pois talvez você não precise usar os 150ml, ou talvez precise usar mais. Por fim, acrescente a salsinha dê uma rápida misturada.
ATENÇÃO! Lembre-se que o alho cru tende a ter o sabor mais intenso, então se você não gosta muito de alho, use ainda menos que meio dente (ou não use alho nenhum).

Nenhum comentário:

Postar um comentário