18.2.13

Hamburger

O hamburger é aquele tipo de comida que todo mundo gosta. Nada melhor então que preparar seu próprio hamburger, garantindo qualidade de ingredientes e montando conforme sua preferência. Há algumas semanas resolvemos fazer hamburger em casa, mas queríamos usar o mínimo possível de produtos industrializados. Fizemos então a carne, o pão, a maionese e cebolas crocantes. Infelizmente as cebolas não chegaram no padrão de qualidade que costumo exigir (em outras palavras, ficaram uma porcaria), por isso não entraram no lanche. Vou fazer mais umas tentativas, e quando ficarem boas postarei a receita por aqui. Hoje vai a receita da carne, enquanto a maionese e o pão ficarão para próximos posts.

Ingredientes:
500g de patinho moído
2 colheres de sopa de molho inglês (Worcestershire Sauce)
1 dente de alho
Sal  e pimenta a gosto
1 colher de sopa de óleo (eu uso o de canola, mas pode ser de soja, de girassol, de milho)

Modo de preparo:
O preparo em si é muito fácil, pois basta misturar todos os ingredientes. Mas há algumas dicas que melhoram o resultado final:
Utilize a carne gelada.
Rale o alho em um ralador fino, pois ele se tornará uma pasta. Se tiver um bom espremedor de alho, também pode usar.
Molde os hamburgeres com as mãos, fazendo bolas e achatando. Meio quilo de carne dá para bons 4 hamburgueres.
Prepare-os com antecedência e leve-os de volta à geladeira  por umas 2 horas (ou uns 15 minutos no congelador) antes de fritá-los.
Para fritá-los, use uma frigideira (ou chapa) bem quente. Quanto mais quente melhor. Não é necessário acrescentar gordura.
Vire a carne quando as laterais já estiverem coradas, com a cor 'chegando' à parte de cima do hamburger. Quando virar, coloque presunto e o queijo de sua preferência sobre a carne. Queijo prato e mussarela são os mais recomendados, mas provolone também fica uma delícia.
Por fim, poste aqui nos comentários como ficou o seu hamburger!

Um comentário:

  1. Marielle18.2.13

    A foto está bonita! Mas desse hamburger aí não posso comentar nada, não fui convidada para provar...hehehe

    ResponderExcluir