8.2.13

Casquinha de Sorvete

Neste verão eu botei em minha cabeça que iria fazer minha própria casquinha de sorvete. Encontrei 2 receitas, fiz vários testes e acabei chegando num resultado que me deixou um tanto satisfeito. A receita em si não é difícil, porém um dos ingredientes (a manteiga clarificada) pode ser um fator complicador, além de levar um certo tempo para assar as casquinhas, uma vez que não tenho aquela máquina específica para assar casquinha de sorvete, e dos métodos que testei, assar a massa individualmente no forno acabou sendo o que trouxe melhores resultados. A manteiga clarificada por si só já rende um post, que pretendo publicar quando dominar a técnica. Como ainda não fiquei satisfeito com minhas tentativas de clarificar manteiga, usei para essa receita manteiga de garrafa.
 
Ingredientes:
2 claras de ovo
1 pitada de sal
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga de garrafa
 
Modo de preparo:
Bata as claras em neve até formar picos firmes. Incorpore delicadamente o sal, o açúcar e a baunilha. Adicione então a farinha de trigo e a manteiga e misture até obter uma massa homogênea.
Em uma forma antiaderente, despeje uma concha de massa, passando o fundo da concha em círculos para que ela se espalhe num formato redondo e você obtenha um disco fininho de massa. Leve ao forno (pré-aquecido a 180ºC) até que ela fique dourada - aqui levou entre 10 e 15 minutos. Se a massa estiver assando muito irregularmente, com as bordas mais assadas e o centro cru, diminua um pouco a temperatura de seu forno. 
O interessante dessa massa, é que ela é maleável enquanto está bem quente, e enquanto esfria vai ficando dura e crocante. Então assim que tirá-la do forno, modele da forma que você preferir, com cuidado para não se queimar. Ela pode ser enrolada em algum objeto cônico para que fique com a tradicional forma de casquinha, mas é complicado conseguir um resultado legal, com a pontinha fechada para que o sorvete não escorra. Então preferi fazer minhas casquinhas no formato de potinho (a da foto). Para isso usei dois potes de cerâmica daqueles que vem em jogos onde um pote encaixa dentro do outro. Coloquei a massa centralizada sobre o pote pequeno virado com a boca para baixo, apoiado na bancada. Em seguida, coloquei o pote maior por cima, para encaixar com a massa entre os potes e dar o formato. Meros 10 segundos já são o suficiente para a massa firmar no formato.
Se guardadas em um pote fechado, elas duram algumas semanas. Mas é lógico que quanto mais frescas, mais gostosas.

Um comentário:

  1. Marielle18.2.13

    Oi Klauber! Fiquei sabendo que foram vários testes...rsrsrs...que valeram muito a pena, pois o resultado final é uma casquinha deliciosa!!!

    ResponderExcluir