17.2.12

Torta de limão




Normalmente é a Bia quem faz os doces por aqui. Porém essa semana ela estava me contando como estava com vontade de comer uma torta de limão, e resolvi preparar uma para ela.
Ela encontrou essa receita AQUI, e achei bem fácil de preparar. Só a 'casquinha' que dá um pouco de trabalho, mas isso não quer dizer que seja difícil.
Quem quiser ver a original pode entrar no link. Abaixo conto como eu preparei.

Ingredientes:
1 pacote de cookies (eu usei uns biscoitos caseiros do tipo rocambole que tínhamos em casa, mas não pesei antes de preparar, então não sei dizer a quantidade usada)
Suco de 3 limões
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
3 folhas de gelatina incolor sem sabor

Modo de preparo:
Triture os biscoitos em um processador e aperte com as mãos para formar uma farofa (como usei biscoitos amanteigados, não precisei acrescentar mais nada. Quem for usar outro tipo de biscoito pode precisar acrescentar uma colher de margarina para dar liga).
Preencha o fundo da forma com essa farofa, e empurre com os dedos para formar uma camada sobre o fundo e as bordas da forma (recomendo o uso de uma forma com o fundo removível, que facilita para desenformar - na verdade nem faço ideia como eu faria para desenformar em outro tipo de forma)
Asse por cerca de 10 minutos em um forno preaquecido a 200ºC. E enquanto isso pode ir preparando o creme.
No liquidificador, bata o suco dos limões com o leite condensado. Acrescente o creme de leite e a gelatina hidratada. Na embalagem da gelatina costuma constar as instruções para dissolvê-la. De qualquer forma, eu fiz assim: mergulhei as folhas de gelatina em um pote com água gelada, uma a uma. Depois de uns 3 ou 4 minutos, retirei as folhas de gelatina, e espremi (com as mãos mesmo) para tirar o excesso de água. Então coloquei-as em uma xícara e despejei um pouquinho de água quente sobre elas, e misturei com uma colher.
Bata até conseguir uma massa homogênea, despeje sobre a massa (fria), e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.
Decorei a minha torta com raspas de limão. Para quem não sabe como tirar as raspas do limão, basta usar um ralador (desses de queijo mesmo), e ir 'ralando' e girando o limão, procurando raspar as partes intactas do limão - a parte branca traz um pouco de amargor, então procure usar apenas a parte mais externa da casca).
Ficou bonito e delicioso!

6 comentários:

  1. NunCaaaa fiz uma torta de limão!! E como vocês sabem, eu sou formigaaa, adoro doces!! Mas depois dessa receitinha acho que vou praticar!! bjs casal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ana?! Já fez a torta pra nos contar como ficou? Beijo!

      Excluir
  2. Ei ei, to esperando o convite pra ir aí experimentar hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, acho que você deveria fazer e depois nos trazer para avaliar se aprendeu direitinho. Que tal?!

      Excluir
    2. Hummm, não achei muito boa a sugestão não. Melhor: vocês deveriam fazer e deixar eu experimentar. Vai que é só montagem a foto no blog =P

      Excluir
  3. Alessandra Russi15.5.12

    Quero mais desta torta, maravilhosa....

    ResponderExcluir