14.1.12

Gostosura D'Itália




De todas as coisas que comecei a adquirir devido ao gosto pela culinária, a que mais me encanta é a fava de baunilha. Depois de comprar a primeira e sentir o aroma da favinha, que fica perfumando todo o armário da cozinha, fica difícil não fazer careta para as essências de baunilha compradas no supermercado.
Adoro fazer doces que sejam feitos com elas, os pontinhos pretos no meio dos bolinhos e sobremesas dão sabor e aroma especiais à receita.
O bacana da fava de baunilha é a sua versatilidade. Depois de usar as sementinhas nas receitas, dá para reaproveitar as favas e fazer extrato de baunilha e açúcar abaunilhado em casa.
Detalhe do creme de leite condensado e baunilha
(os pontinhos pretos são as "sementinhas" da fava de baunilha)  
Agora, vamos à receita.
Essa também é receita antiga, que aparece muito na casa da minha mãe. Lembro que foi retirada de uma revista (acho que  Cláudia) há muito tempo. O papel da receita já estava amareladinho e um dia sumiu. Mas certamente isso não foi problema, pois todos de casa já haviam decorado a receita depois de tantas vezes que ela foi feita. Aqui ela já aparece com  algumas modificações, como o uso da fava de baunilha e do ganache de chocolate ao leite ter se transformado em um creme aerado tipo mousse de chocolate meio-amargo.

Base
1 cacho de uvas itália
Creme de leite condensado e baunilha
2 latas de leite condensado
3 latas de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
2 gemas (reserve as claras)
1 fava de baunilha
Creme mousse de chocolate
1 caixinha de creme de leite
200g de chocolate meio-amargo de boa qualidade
2 claras batidas em neve
Modo de preparo
Base: lave as uvas e seque bem. A disposição é questão de preferência...gosto de cortá-las ao meio e retirar as sementes, ajeitando-as no fundo da travessa. Acho que se colocamos elas inteiras, ficam muito grandonas na boca e os sabores não se misturam.
Creme de leite condensado e baunilha: coloque em uma panela o leite condensado, duas das latas de leite e na terceira dissolva bem o amido de milho e acrescente à panela. Passe as duas gemas pela peneira, acrescentando-as aos demais ingredientes. Por último, abra a fava de baunilha no sentido de seu comprimento e retire todas as sementinhas, juntando-as à panela (guarde a fava para fazer o açúcar de baunilha ou extrato caseiro). Misture bem tudo e leve ao fogo, mexendo sempre até obter um pudim grossinho e liso. Deixe esfriar.
Creme mousse de chocolate: este deve ser feito por último, quando a base de uvas já estiver pronta e o creme de leite condensado frio. Leve o creme de leite em uma panela em fogo baixo até ferver. Desligue a panela e acrescente o chocolate e misture bem até que o chocolate derreta por completo. Deixe esfriando enquanto bate as claras em neve. Com delicadeza, acrescente as claras ao creme de chocolate, para que fique aerado.


Montagem: Agora é só colocar o creme de leite condensado sobre as uvas e por cima dele o creme mousse de chocolate. Para decorar, use raspas ou granulados de chocolate. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas.



Essa sobremesa é tão versátil que permite variações de frutas. Abaixo, uma foto da mesma sobremesa que fiz com morangos e framboesas.


Um comentário:

  1. Jean4.2.12

    Prezados colegas "blogueiros": podem fazer esta receita de "olhos vendados", que não tem erro! Além de muito saborosa, o casal do "Couple of Food" deu um toque de requinte com a utilização das sementes da fava de baunilha e o mousse aerado de chocolate. Hummmmmm, é de comer ajoelhado agradecendo aos céus...

    ResponderExcluir